Devido
 à uma demanda de tornar o aprendizado mais didático, é cada vez mais 
comum o uso de modelos didáticos para o ensino, até mesmo para facilitar
 a compreensão dos alunos, que costumam ter muita dificuldade em 
matérias como anatomia e fisiologia (Caneppa et al., 2015). 
Ciente
 disso, o Laboratório de Ensino de Biologia da Universidade Federal do 
Ceará tem uma coleção com vários modelos didáticos, feitos pelos 
próprios alunos nas disciplinas de Instrumentalização para o 
Ensino/Estudo da Ciência (IPEC) ou mesmo comprados.
1) Modelo didático de sistema digestório
Contém:
- 1 tabela de órgãos organizados por cores
- 8 peças representativas do sistema digestório (Intestinos, fígado, estômago, esôfago, vesícula biliar, pâncreas e apêndice)
2) Modelo didático de biologia geral
O
 modelo consiste na representação de vários organismos invertebrados, 
vírus, fungos, organelas celulares, entre outros. Feito de biscuit, o 
material é bem resistente. 
No
 modelo ficam bem evidenciadas as estruturas, já que o formato permite 
visualizar 3 dimensões, diferente de figuras de uma aula expositiva 
comum. O material também pode ser manuseado por alunos para facilitar o 
processo de aprendizagem. 
3) Material de apoio ao ensino de educação sexual
Contém:
- 1 modelo anatômico feminino
- 2 modelos anatômicos masculinos
- 1 preservativo masculino
- 1 preservativo feminino
Referências
1. Caneppa, A. R. G., Salzbron, C. A., Moraes, D. B., Delmoníco, K. R., da Cruz, M. A. T., de Lima, M. Q., ... & Heimbecher, C. (2015). UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO APRENDIZADO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR. Revista do Curso de Enfermagem, 1(01).



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