sábado, 28 de maio de 2016

Modelos didáticos I

Devido à uma demanda de tornar o aprendizado mais didático, é cada vez mais comum o uso de modelos didáticos para o ensino, até mesmo para facilitar a compreensão dos alunos, que costumam ter muita dificuldade em matérias como anatomia e fisiologia (Caneppa et al., 2015). 

Ciente disso, o Laboratório de Ensino de Biologia da Universidade Federal do Ceará tem uma coleção com vários modelos didáticos, feitos pelos próprios alunos nas disciplinas de Instrumentalização para o Ensino/Estudo da Ciência (IPEC) ou mesmo comprados.

1) Modelo didático de sistema digestório



Contém:
- 1 tabela de órgãos organizados por cores
- 8 peças representativas do sistema digestório (Intestinos, fígado, estômago, esôfago, vesícula biliar, pâncreas e apêndice)


2) Modelo didático de biologia geral




O modelo consiste na representação de vários organismos invertebrados, vírus, fungos, organelas celulares, entre outros. Feito de biscuit, o material é bem resistente. 
No modelo ficam bem evidenciadas as estruturas, já que o formato permite visualizar 3 dimensões, diferente de figuras de uma aula expositiva comum. O material também pode ser manuseado por alunos para facilitar o processo de aprendizagem. 


3) Material de apoio ao ensino de educação sexual


Contém:
- 1 modelo anatômico feminino
- 2 modelos anatômicos masculinos
- 1 preservativo masculino
- 1 preservativo feminino







Referências
1. Caneppa, A. R. G., Salzbron, C. A., Moraes, D. B., Delmoníco, K. R., da Cruz, M. A. T., de Lima, M. Q., ... & Heimbecher, C. (2015). UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO APRENDIZADO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR. Revista do Curso de Enfermagem1(01).

Nenhum comentário:

Postar um comentário