Histórico do LEBIO - Depoimentos de Ex-professores integrantes

DEPOIMENTOS

    O Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia (LEBIO) foi criado em 2006, com o nome de "Laboratório de Ensino de Biologia", a partir da necessidade de um espaço que pudesse dar suporte às disciplinas conduzidas pelo setor de prática de ensino bem como estimular o estudo e a pesquisa na área de ensino de ciências. Assim, em um pequeno espaço, situado no bloco 909, um acervo começou a ser organizado a partir da doação de professores e aquisições via projetos como Prodocência. Ali se reuniam para planejamento, troca de ideias e vivências os monitores de iniciação à docência (PID), os estudantes de iniciação científica (IC), bolsistas do PIBID e os nossos queridos agregados, alunos que eram voluntários para participar das atividades. Alguns grupos de estudos foram criados a partir de atividades desenvolvidas no LEBIO como GEPESEX e o BioEduc. Fui coordenadora do LEBIO de 2006 à 2013 e para mim o LEBIO era mais do que um espaço físico, representava um sonho, um lugar de esperança, um lugar de transformações. Por isso, o LEBIO tem a borboleta como seu símbolo.
Posso dizer que o LEBIO é parte da minha história!



          Na minha graduação realizada no período de  2007 a 2011, eu usava o LEBIO pra estudar, pesquisar e discutir os projetos das disciplinas da licenciatura, quando participei do PIBID, isso se tornou mais recorrente e sistematizado devido as reuniões e orientações. Em 2013 estive como docente substituto no departamento de Biologia no setor de Prática de Ensino de Biologia, então usava para dar aulas do estágio curricular supervisionado e reuniões com os monitores.  Assim, o LEBIO é um espaço de produção de conhecimento, de diálogo e pesquisa.  Cabe ressaltar que nele tem um acervo dos materiais didáticos da licenciatura, então representa e resgata um pouco da memória do Ensino de Ciências e Biologia no departamento de Biologia da UFC.

2 comentários:

  1. ola! seus jogos são muito bons e de grande valia.
    como conseguir os jogos de biologia.
    por favor mande para meu email ratenani@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Juliane! Infelizmente, a grande maioria não possui arquivo digital, apenas material físico que pode ser consultado no local :-)

      Excluir