Atividades do LEBIO

• NOSSOS PROJETOS •


Programa Residência Pedagógica

O objetivo principal do subprojeto Biologia da Residência Pedagógica é aperfeiçoar a formação dos discentes do curso 
de Licenciatura em Ciências Biológicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da
educação pública, com foco na atuação para o Ensino Médio. Para tanto, espera-se 
consolidar a relação entre a Universidade e as escolas da Rede pública de 
Educação do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza, fortalecendo a conexão 
entre a instituição formadora do futuro educador de Biologia e as escolas que recebem 
os egressos da licenciatura, locais de trabalho dos futuros educadores.

Atuação: item 4.1. do edital Capes 01/2020: "Os projetos institucionais de residência pedagógica tem vigência de 18 meses com carga horária total de 414 horas de atividades, organizadas em 3 módulos de seis meses com carga horária de 138 horas cada módulo".
item 4.2 do edital Capes 01/2020: "Os módulos de 138 horas que compõem o projeto de residência pedagógica deverão contemplar as seguintes atividades: a) 86 horas de preparação da equipe, estudo sobre os conteúdos da área e sobre metodologias de ensino, familiarização com a atividade docente por meio da ambientação na escola e da observação semi-estruturada em sala de aula, elaboração de relatório do residente juntamente com o preceptor e o docente orientador, avaliação da experiência, entre outras atividades; b) 12 horas de elaboração de planos de aula; e c) 40 horas de regência com acompanhamento do preceptor"




Bolsa SECUTARTE UFC - Projeto 2020: Ciência e Arte na Universidade: transgredir o científico.
Bolsista atual do projeto: Angelica Macedo

O Ciência e Arte na Universidade: transgredir o científico é um projeto de realização artística por meio das artes visuais e seu objetivo geral é desenvolver exposições de arte-ciência/ciência-arte com trabalhos fotográficos, esculturas, desenhos etc elaborados por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em parceria com estudantes da rede pública de ensino básico atendidas pelo programa Residência Pedagógica (Subprojeto Biologia) almejando potencializar os espaços e tempos de discussão sobre com as associações que podem ser feitas entre arte e ciência utilizando-se das experiências e sensibilidades que as duas áreas compartilham.


Programa de Iniciação à Docência • Projeto 2020 - Prática como componente curricular para Ciências Biológicas: unindo teoria e prática.
Bolsistas do Projeto: Lívia Guimarães e Milena Brandão

Este projeto tem como objetivo a importância e necessidade de discussões e a prática de ludicidade na formação do docente almejando a formação professores menos tecnicistas para o ensino de ciências e biologia e, por meio desta ludicidade, possibilitar uma nova vivência acadêmica aos graduandos do curso de Ciências Biológicas.

Nesta monitoria são atendidos os alunos de graduação dos cursos de Ciências Biológicas matrículados nas disciplinas ligadas a Prática como Componente Curricular (PCC) sendo elas: Instrumentalização para o Estudo de Ciências I (IPEC I), Instrumentalização para o Ensino de Ciências IV (IPEC IV) e Instrumentação para o Ensino de Ciências V (IPEC V).


BIA - Bolsa de Iniciação Acadêmica
PAIP - Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência

Projeto 2020: Um espaço-tempo para se aprender a aprender: o Laboratório de ensino como locús de formação humana.
Bolsista do Projeto: Alana Ferro

O principal objetivo da BIA e do PAIP é oferecer suporte aos estudantes que ingressam na UFC com ações acadêmicas que visem reduzir a evasão e garantir que os estudantes consigam concluir seus cursos de graduação.

O projeto "Um espaço-tempo para se aprender a aprender: o Laboratório de ensino como locús de formação humana." tem como objetivo desenvolver, propor e acompanhar ações acadêmicas para proporcionar uma melhor ambientação dos discentes que estão nos semestres iniciais dos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas como parte da política de acolhimento da UFC.

Um comentário:

  1. Excelente projeto. Gostaria de saber como faco para fazer curso de graduação em ciências biológica a distância pela a ufc.

    ResponderExcluir