Modelos Didáticos

Devido à uma demanda de tornar o aprendizado mais didático, é cada vez mais comum o uso de modelos didáticos para o ensino, até mesmo para facilitar a compreensão dos alunos, que costumam ter muita dificuldade em matérias como anatomia e fisiologia (Caneppa et al., 2015). 

Ciente disso, o Laboratório de Ensino de Biologia da Universidade Federal do Ceará tem uma coleção com vários modelos didáticos, feitos pelos próprios alunos nas disciplinas de Instrumentalização para o Ensino/Estudo da Ciência (IPECs), Estagiários, Monitores, estudantes das disciplinas de Estágio Supervisionado e Bolsista do PIBID.

1) Modelo didático de sistema digestório



Contém:
- 1 tabela de órgãos organizados por cores
- 8 peças representativas do sistema digestório (Intestinos, fígado, estômago, esôfago, vesícula biliar, pâncreas e apêndice)


2) Modelo didático de biologia geral




O modelo consiste na representação de vários organismos invertebrados, vírus, fungos, organelas celulares, entre outros. Feito de biscuit, o material é bem resistente. 
No modelo ficam bem evidenciadas as estruturas, já que o formato permite visualizar 3 dimensões, diferente de figuras de uma aula expositiva comum. O material também pode ser manuseado por alunos para facilitar o processo de aprendizagem. 


3) Material de apoio ao ensino de educação sexual


Contém:
- 1 modelo anatômico feminino
- 2 modelos anatômicos masculinos
- 1 preservativo masculino
- 1 preservativo feminino

Nessa seção apresentamos modelos didáticos voltados para o ensino de botânica. Como tem estruturas que normalmente são microscópicas ou de difícil visualização, esses modelos são mais eficazes, em geral, do que uma imagem ou desenho, pois podem ser manuseados pelos estudantes, além de estarem em três dimensões.

Modelos didáticos de Botânica

Modelos de algumas sementes

Representação da célula vegetal

Célula vegetal com enfoque nos tilacóides
Aqui seguem alguns modelos para aulas que envolvem o corpo humano ou questões de saúde. Podem ser utilizados para aulas de educação sexual também, por exemplo.


1) Modelo didático de Olho

Modelo de olho - frente

Modelo de olho - parte de trás



2) Modelo Anatômico do Sistema Reprodutor Feminino




3) Modelo montável do sistema digestório





4) Modelo da Pirâmide Alimentar



Nessa seção seguem alguns modelos didáticos na parte de histologia, embriologia e seções de células. Lembrando que qualquer aluno pode utilizar esses materiais, basta se dirigir ao LEBIO e falar com um de seus estagiários para o empréstimo.

 Modelos didático de Histologia e Embriologia





Complexo de Golgi


Etapas do desenvolvimento embrionário

Etapas do desenvolvimento embrionário


Estrutura de um espermatozóide 




Referências
1. Caneppa, A. R. G., Salzbron, C. A., Moraes, D. B., Delmoníco, K. R., da Cruz, M. A. T., de Lima, M. Q., ... & Heimbecher, C. (2015). UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO APRENDIZADO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR. Revista do Curso de Enfermagem1(01).

Nenhum comentário:

Postar um comentário