Missão do LEBIO e LADEB

LEBIO

O Laboratório de pesquisa em Ensino de Biologia (LEBIO), localizado no bloco 909, Centro de Ciências da UFC, tem como missão promover e apoiar a realização de iniciativas que contribuam para a criação de uma cultura de pesquisa na área de Ensino (Área 46 da Capes), como foco em ensino/aprendizagem dentro do campo da Biologia e das Ciências da Natureza. Seu objetivo central é acompanhar e apoiar a comunidade da UFC com investigação/intervenção na área do Ensino. Ele integra as ações de pesquisa dentro da Graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, e também da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA-UFC e PGECM IFCE). O LEBIO também abriga as ações pedagógicas dos projetos institucionais voltadas para a intervenção didática no ensino básico desenvolvidas pelos Programas de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) dos subprojetos Biologia (2007-Atual), Educação Ambiental (2007-2017) e Residência Pedagógica (2018-Atual).O LEBIO também abriga outro programa institucional que é o PID - Programa de Iniciação a Docência (Monitoria) do projeto "Prática como componente curricular para Ciências Biológicas: unindo teoria e prática (PID202017766)". Além disso, o laboratório também abriga o projeto "Um espaço-tempo para se aprender a aprender: o Laboratório de ensino como lócus da formação humana", contemplado nos editais do  programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência - PAIP (202017766) e BIA (Bolsa de iniciação Acadêmica).





 LADEB

Já o Laboratório Didático de Ensino de Biologia (LADEB), que funciona no bloco 906, faz parte da infraestrutura dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, ofertados pelo Departamento de Biologia. Neste espaço de socialização e convivência entre alunos e professores, os alunos da graduação têm aulas de disciplinas, realizam atividades de monitoria, trabalhos extraclasse - individualmente ou em grupo - e também têm acesso a materiais que podem utilizar nessas atividades. Desta forma, o Laboratório tem importante papel junto aos temas e conteúdos trabalhados nas disciplinas dos cursos supra indicados, relacionadas diretamente com a formação dos futuros profissionais.
De maneira especial, o LADEB fomenta a formação docente, uma vez que propicia aos alunos da Licenciatura o contato com diferentes recursos didáticos (livros, apostilas, xeroteca e modelos concretos) que podem ser utilizados nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos/biológicos de todos os níveis de ensino. Esse contato é essencial no processo de formação inicial dos professores uma vez que assim é possível que conheçam as potencialidades e desafios em termos de recursos didáticos aos quais podem ter acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário