A visão estereotipada do cientista promove uma imagem de envolvimento apenas na esfera técnico-científica. Desse modo, o projeto busca promover uma alteração nesse paradigma, de modo que a ciência e a arte podem, e devem, ser aliadas, colocando a ética, estética e sensibilidade em detrimento da visão limitada e estereotipada supracitada.
As atividades propostas almejam desenvolver habilidades e competências reflexiva dos futuros professores de Ciências/Biologia, além de potencializar espaços e tempos de discussão sobre as transgressões que podem ser feitas entre arte e ciência, que podem ser vistas como campos que compartilham experiências e percepções.
Visto que o diálogo dessas duas componentes constitui um cenário do pensamento criativo, de forma correlata, complementar, cooperativa, interdisciplinar no intuito de pensar-fazer o conhecimento, faz-se extremamente necessário na formação profissional do educador. Assim, esse projeto visa fomentar esse pensamento promovendo intervenções artísticas produzidas por cientistas dentro dos espaços da própria Universidade Federal do Ceará.
Bolsa SECUTART UFC
Projeto 2020- Ciência e Arte na Universidade: transgredir o científico.
Bolsista atual do projeto: Angelica Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário